João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Jacobina Mentz Maurer e o Movimento Mucker (I)

Cenas do filme Os Mucker 
Filme teuto-brasileiro de  1978 dirigido por Jorge Bodanzky e Wolf Gauer.

 Título original:  
Brasil: Conflito e identidade na América Latina
Os Mucker no RS

                                                    Clarice Milani
                                                                              (*) La Insignia. Brasil, abril de 2003.


No Brasil inúmeros foram os casos de tentativas de implantação de um projeto civilizatório diferente, todos implacavelmente massacrados pela sociedade afluente: Palmares, Colônia Cecília, a República Comunista Cristã dos Guaranis, Canudos, e Contestado. Somente os episódios que tiveram evento em Canudos contaram com a cobertura de alguém do porte genial de Euclides da Cunha, deixando-nos o legado de ter mais amor, compreensão e tolerância para com o diferente, enfim.  Cada comunidade humana tem um pouco de diferente, de crenças e convicções aí meio esquisitonas mas todos somos irmãos afinal; como galhos da mesma árvore ou ondas de um mesmo oceano.

Cenas do filme Os Mucker 
Filme teuto-brasileiro de  1978 dirigido por Jorge Bodanzky e Wolf Gauer

 Em todos os tempos há pessoas que surgem com pregações diferentes ou inovadoras, nem sempre encontrando eco às suas prédicas. Quando o que dizem e principalmente o que fazem está em sintonia com a situação prática da vida das pessoas, surge fulgurante o fenômeno do messianismo. 
Talvez estejamos vivendo um tempo assim em escala global, quem poderá dizê-lo são os pósteros. Há os que surgem com pregações em nada ou quase nada sincronizadas com a vida do povo. Estes, normalmente, são tidos e havidos como tresloucados, lunáticos, coisas assim, não passando mesmo de alienados mentais. Para Touraine (1989):
       "Os messianismos são, em primeiro lugar, movimento de defesa comunitária; 
       freqüentemente, são também formas indiretas de defesa social e, por este 
motivo, são objeto de uma violenta repressão".

 Movimento dos Mucker 
 
                                               Esta é a única foto do casamento é a única que os pesquisadores                                            
                                              apontam como autêntica de João Jorge Maurer e Jacobina Mentz

 O movimento dos Mucker liderado por Jacobina Mentz Maurer e o curandeiro João Jorge Maurer em Sapiranga - RS, em 1874, no final do século XIX, também teve uma grande repercussão em toda zona de colonização alemã do RS. Na época da revolta os mucker foram combatidos pelo que eram e pelo que a população de São Leopoldo - RS, julgava que fossem. 

   Cartaz do filme Os Mucker
 Filme teuto-brasileiro de  1978 dirigido por Jorge Bodanzky e Wolf Gauer.

A imprensa na época abriu manchetes denominando-os praticantes do amor livre. O conflito durou de 1869 até 1874 com um final trágico. Vários foram mortos, inclusive Jacobina, pelo exército e guarda imperial. Os mucker remanescentes submeteram-se a julgamento. Para este período, a documentação é completamente falha. O processo foi moroso,a apelação da sentença, ocorrida em junho do mesmo ano, absolveu alguns mucker. Alguns mucker absolvidos voltaram para suas casas antigas, ou para o que restava delas. Uma família foi obrigada a passar sete anos escondidos no mato. Cozinhavam a noite para não fosse vista a fumaça durante o dia. 

Cenas do filme Os Mucker 
Filme teuto-brasileiro de  1978 dirigido por Jorge Bodanzky e Wolf Gauer.  


 A comunidade que seguia Jacobina acreditava que Jacobina ela era a enviada do messias , em seus discursos apelava à reforma moral diante do iminente fim do mundo, introduzindo elementos dramáticos onde aqueles que não a seguissem iriam para o inferno e os demais teriam suas almas seriam salvas e passariam deste plano terrestre para o plano espiritual. Jacobina explicou o mundo à maneira dos adeptos. Este movimento teve forte conteúdo social, dirigido contra os ricos e contra a ruptura da igualdade primitiva. Com a desconfiança dos adversários sobre as prédicas da líder, as ameaças sofridas pelos seguidores e a própria vingança dos Mucker quando desceram do Morro Ferrabraz e destruíram a paz da zona de colonização deixando muitos mortos, casa e lavouras queimadas acendeu-se o estopim para os confrontos entre colonos e adeptos da seita. 

        O livro Os Mucker do padre jesuíta Ambrosio Schüpp, o primeiro a ser escrito
     sobre o episodio mucker, era abertamente contra Jacobina e seus seguidores
       e alimentou muito das idéias que a região adotou e preservou sobre o conflito.
Nos dois primeiros ataques sofridos os mucker saíram vencedores mas em 02 de Agosto de 1874 foram derrotados pelas tropas do exército imperial com a ajuda dos colonos locais dispostos a matar todos os adeptos de Jacobina Maurer. Quando as tropas chegaram ao Morro Ferrabraz, exterminaram a líder Jacobina e mais dezessete membros da seita que haviam se refugiado no meio do mato. Com este fim trágico alguns remanescentes mucker foram entregues as autoridades para serem julgados e condenados. As crianças mucker foram entregues a famílias alemãs para serem educadas.
Jacobina teve seis filhos, Jacob, Henrique, Francisco Carlos, Matilde e Aurélia, e a suposta filha Leidart (que em alemão significa "duro no sofrimento"), de três meses, encontrada morta pelos paisanos.

Cenas do filme Os Mucker 
Filme teuto-brasileiro de  1978 dirigido por Jorge Bodanzky e Wolf Gauer.

 Comentavam que Jacobina havia degolado a criança de colo para que seu choro não denunciasse o local do esconderijo.Dos demais filhos as notícias até hoje foram de Jacob, que residiu em Uruguaiana e de Aurélia que se casou com um mucker, Miguel Noe. Outro filho, Francisco Carlos Maurer, teve sua história  resgatada á partir de projeto de pesquisa realizado durante a graduação em Arquivologia e também através da genealogia,  que resgatou sua memória familiar. Francisco Carlos migrou de Novo Hamburgo para São Pedro do Sul, cidades do RS, com sua esposa Augusta Klein, aos 24 anos de idade.
 
Cenas do filme Os Mucker 
Filme teuto-brasileiro de  1978 dirigido por Jorge Bodanzky e Wolf Gauer

 Ele sabia que sua mãe chamava-se Jacobina Maurer mas não que era a líder dos Mucker. Francisco foi criado por um carpinteiro que escondeu a verdadeira identidade do rapaz pois os colonos perseguiram os mucker anos depois da tragédia com medo que se formasse outra seita religiosa. Francisco Carlos comprou duas colônias de terras em Poço Redondo, interior de São Pedro do Sul - RS e lutando conseguiu aumentar suas rendas e viveu economicamente bem. Atuava como carpinteiro nas horas vagas. Teve sete filhos, o primogênito Gervin aos dezessete anos, fez um pacto de morte com mais um amigo e foram, cada um, para sua casa e se enforcaram. Francisco nunca perdoou o filho. Francisco faleceu em 1949 de problemas circulatórios.


Cenas do filme Os Mucker 
Filme teuto-brasileiro de  1978 dirigido por Jorge Bodanzky e Wolf Gauer.

 Os reflexos para a família foram negativos, alguns descendentes dos mucker não gostavam de comentar o assunto e eram contra as atitudes de Jacobina Maurer não aceitando de forma alguma o que sua ancestral fez. Tiveram que casar cedo as filhas para que não soubessem que eram descendentes dos mucker. Os vizinhos chamavam as crianças descendentes de "muckinhas". E quando os adultos falavam no assunto tiravam as crianças de perto para que não escutassem a história, quando as crianças pediam para falar sobre Jacobina, ficavam bravos e desconversavam mandando as crianças para fora casa. 
Essas famílias sem dívida perderam sua auto-estima, conviveram com o medo e a vergonha de comentar o assunto e dar entrevistas o que só começou a acontecer mais de 100 anos depois da tragédia. 

Clarice Milani é pesquisadora e bacharel em Arquivologia 
pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário