João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

terça-feira, 15 de maio de 2007

EUA:abusos sexuais na Igreja Católica


Em 2003, a Conferência Nacional dos Bispos Católicos dos Estados Unidos contratou o Colégio John Jay de Justiça Criminal para estudar o número de queixas de abuso sexual, mas limitou o escopo do trabalho a casos envolvendo sacerdotes e diáconos. Não existem estatísticas confiáveis sobre as dimensões do problema.
O estudo, que abarca todas as dioceses dos Estados Unidos, constatou que 10.667 pessoas haviam apresentados queixas contra 4.392 padres entre 1950 e 2002, ainda que os críticos aleguem que muitas das vítimas nunca apresentaram queixa, e que muitas queixas não foram registradas pela Igreja.
"Há escassez de dados sólidos sobre essa questão", disse David G. Clohessy, diretor nacional de uma rede de vítimas de abusos praticados por religiosos conhecida como Snap. "É uma imensa lacuna, e isso é perturbador. Minimizamos o horror".
Já que os padres constituem a minoria dos quadros dos trabalhadores da Igreja, afirma Clohessy, "é pelo menos plausível que número igual ou ainda maior de pessoal laico tenha praticado abusos".
Uma porta-voz da Igreja Católica nos Estados Unidos, a irmã Mary Ann Walsh, da Conferência Nacional dos Bispos Católicos, negou que a Igreja tenha tentado ocultar os abusos dos funcionários laicos e voluntários.
Ainda que centenas de casos de abuso sexual por sacerdotes católicos tenham vindo à luz nos últimos anos, resultando em acordos e indenizações judiciais no valor de milhões de dólares, o problema não se limita aos membros do clero.
"As pessoas não querem enfrentar a realidade de que não são apenas os padres que praticam abusos", disse Laura Ahearn, diretora executiva de uma organização que combate abusos contra crianças. "Aqui, em Long Island, havia um ministro laico que trabalhava com jovens, um diretor de coral e até um voluntário da cozinha comunitária do colégio envolvidos em abusos".
Também houve casos de freiras acusadas de abusos sexuais. "Temos 40 freiras em nosso banco de dados", disse Anne Barrett Doyle, co-diretora da Bishop Accountability, uma organização nacional norte-americana que compila dados sobre abusos sexuais praticados pela Igreja.
O padre Thomas Doyle, que no passado trabalhou na embaixada do Vaticano em Washington e mais tarde passou a criticar a postura da Igreja com relação a essa questão, disse que as pessoas muitas vezes se surpreendem com as queixas contra freiras, considerando-as "mais difíceis de enfrentar".
O mais recente julgamento a colocar em destaque o problema de abusos sexuais praticados por funcionários laicos da Igreja está aguardando julgamento no tribunal estadual do condado de Nassau, Long Island. Matthew Maiello, que trabalhava com jovens e dirigia a missa do rock na paróquia de São Rafael, em East Meadow, nos anos 90, se admitiu culpado de estupro e sodomia contra quatro menores, em 2003, e foi sentenciado a dois anos de prisão.
Duas das vítimas processaram Maiello, a paróquia, o padre titular e a diocese de Rockville Centre, solicitando indenização de US$ 150 milhões, e depois de um julgamento civil de três semanas de duração que ofereceu um panorama poucas vezes visto sobre os abusos sexuais praticados pela Igreja Católica, o júri está agora deliberando o veredicto.
Ainda assim, nos últimos anos a Igreja iniciou programas preventivos em todo o país. Em Long Island, a diocese de Rockville Centre diz que conduziu estudos de antecedentes sobre 64 mil trabalhadores e voluntários.
A diocese diz que mais de 226 mil católicos de Long Island, incluindo os paroquianos, haviam passado por sessões de treinamento e informação, associadas aos escândalos gerados por abusos sexuais. Foi uma dessas sessões que causou a queda de Maiello.
Depois da reunião, uma paroquiana da igreja de São Rafael conversou com uma adolescente que ela suspeitava ter sofrido abusos, e depois procurou a polícia do condado de Nassau, que deteve Maiello. A menina é uma das duas vítimas que está processando Maiello e a Igreja.

Tradução: Paulo Eduardo Migliacci ME
NY Times Terça, 15 de maio de 2007, 13h36
Disponível na internet:

Nenhum comentário:

Postar um comentário