João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

O pescador de arenques

O pescador de arenques é um romance histórico que conta a saga dos imigrantes pomeranos desde a sua antiga terra até chegar ao Brasil, em especial a São Lourenço do Sul. O município era, na época (metade do século 19), a mais isolada e austral das colônias alemãs do País.Por meio do protagonista Peter Kampke, um intrépido pescador do mar Báltico, o leitor é levado a testemunhar a seqüência de episódios responsáveis pela formação de um povo na história brasileira.




A obra trata-se de um romance histórico inédito que narra a épica passagem dos pomeranos pela Europa, Estados Unidos da América e Brasil. O pescador de arenques, com 242 páginas, é uma obra escrita pelo historiador Jairo Scholl Costa e foi editada pela Editora da Universidade Católica de Pelotas (Educat).



O livro é o primeiro épico no Brasil a contemplar a história do povo alemão da Metade Sul do Estado. Devido ao recente lançamento, o livro ainda não está disponível na Capital, Pelotas e outros centros. Por enquanto, a aquisição só pode ser feita pelo contato direto com o autor (por meio do e-mail jaustral19 @hotmail.com) ou nas livrarias Laguna e Livros & Companhia, ambas de São Lourenço.

2 comentários:

  1. Uma obra magnifica que de forma romântica, resgata aspectos históricos valiosíssimos para o entendimento e valorização de nossa cultura e história. Daria um lindo filme!

    ResponderExcluir
  2. História maravilhosa e encantadora!! Um dos melhores e inesquecíveis livros que já li. Parabéns ao autor!!!

    ResponderExcluir