João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

segunda-feira, 5 de março de 2018

37. Meu amigo Doratioto (IV)


Durante minha graduação em História, na Universidade Feevale, busquei contatar - pelas redes sociais - o professor Francisco Doratioto ainda sob o impacto da leitura de seu livro Maldita Guerra. Para minha satisfação e surpresa Doratioto retornou e durante tres ou quatro anos, a partir de fevereiro de 2007, mantivemos correspondência por e-mail. A conclusão do curso e a agenda atribulada do professor  interromperam 'nossa prosa'... mas ela não se encerrou. Apenas começou e uma hora dessas vamos prosseguir.


'Caro Doratioto
Saudações primaveris. Aqui, mais ao Sul, a chegada da primavera sempre ilumina a vida de plantas, animais e gentes. Dias mais claros e ensolarados, sem o calor infernal do verão. Se bem que esse ano o inverno não foi de muito frio, mas choveu muito e respiramos muito vapor d água com muita umidade.
Espero que tudo esteja bem contigo e a família. Tomo a liberdade de te enviar uma dissertação de doutorado sobre a Casa dos Inválidos da Guerra Grande que ainda não foi publicada mas é muito interessante. Faz parte das discussões daquela comunidade no Orkut que aborda a Guerra do Paraguai. Diferente da regra geral no Orkut, essa comunidade tem realizado e aprofundado boas discussões. De quando em vez alguém propõe reiniciar a guerra e reabrir as feridas, mas isso faz parte... Sobre meu curso fazendo um semestre por ano lá por 2010 ou 2011 vou me formar. E aí estarei às vésperas da aposentadoria e a minha neta, que nasceu no fim de março, já estará com dois ou três anos'.
 Gilnei Andrade.  01 setembro 2008


Caro Gilnei,
 Estava, creia-me, para escrever agradecendo o envio e dizendo que leria o material e enviaria meus comentários, mas somente em outubro. Ocorre - e daí a demora em responder a seu e-mail - que mudei de universidade e assumi a cadeira de História da América da UnB, compartilhando-a com o prof. Jaime de Almeida. Como podes imaginar, há um sem fim de providências burocráticas a tomar o que, juntamente com o preparo de aulas e os compromissos que assumi no inicio do ano em dar palestras, tem me ocupado todo o tempo. 
Estarei viajando na próxima 4a. feira, por uma semana, e, no final de setembro de novo. Daí que só em outubro lerei o material que me enviou, para fazê-lo com a merecida atenção e, ademais, o tema me interessa. Quanto ao orkut já vi o grupo de debates sobre Guerra do Paraguai. Aliás, agradeço a defesa que você faz de mim junto a um paraguaio. Este, aliás, escreve que qualquer um entra na Academia Paraguaya de la Historia o que não é, evidentemente, verdade: tem-se que ser indicado por um dos membros e há votação no plenário dos acadêmicos. O fato ´de que fui eleito em 1997 e, não tenho dúvida, hoje, depois do "Maldita Guerra", eu seria vetado pela corrente "nacionalista".
 Olhei o grupo há meses e depois não voltei porque não me sobre tempo e, depois, meus interesses intelectuais avançam na história paraguaia do século XX, de modo que me parece justo deixar o tema Guerra do Paraguai para outra geração de historiadores que, por sua vez, fará uma leitura crítica do meu trabalho e, quem sabe?, contando com fontes que eu não tenha pesquisado poderá avançar mais no conhecimento do tema. Sempre me incomodou historiadores que ficavam meio donos de um assunto, o que, claro, não impede alguém de ser um grande especialista.Nos "falamos" em outubro. 
 Abraço, 
 Doratioto







Tese de Doutorado 

Autor: Gomes, Marcelo Augusto Moraes (Catálogo USP)
Nome completo Marcelo Augusto Moraes Gomes 
Unidade da USP Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Área do Conhecimento História Social 
Data de Defesa 2007-04-13 
ImprentaSão Paulo, 2007 OrientadorLeonzo, Nanci (Catálogo USP)
Banca examinadora: Alambert Junior, Francisco Cabral Benevides, Cezar Augusto Carneiro Dantes, Maria Amelia Mascarenhas Ferlini, Vera Lucia Amaral Maximiano, Cesar Campiani
Título em português ' A Espuma das Províncias ' - um estudo sobre os Inválidos da Pátria e o Asilo dos Inválidos da Pátria, na Corte (1864-1930)
Palavras-chave em português Asilo dos Inválidos da Pátria
Ex-combatentes  Guerra do Paraguai  História Militar   Rio de Janeiro 
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-05072007-144427/pt-br.php


Nenhum comentário:

Postar um comentário