João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Maiakovski


O AMOR

Talvez quem sabe
um dia
por uma alameda do zoológico
ela também chegará.
Ela, que também amava os animais
entrará sorridente
assim como está
na foto sobre a mesa


Ela é tão bonita...
Ela é tão bonita
que, na certa, eles a ressuscitarão.
O século trinta
vencerá o coração destroçado já
pelas mesquinharias.
Agora vamos alcançar
tudo o que não podemos amar na vida
com o estrelar das noites inumeráveis.

Ressuscita-me,
ainda que mais não seja,
porque sou poeta
e ansiava o futuro.
Ressuscita-me,
lutando contra as misérias do quotidiano.

Ressuscita-me, por isso.

Ressuscita-me,
quero acabar de viver o que me cabe,
minha vida,
para que não mais existam amores servis.
Ressuscita-me,
para que ninguém mais tenha
que sacrificar-se por uma casa, um buraco.
Ressuscita-me, para que a partir de hoje
a família se transforme
e o pai seja pelo menos o Universo
e a mãe seja no mínimo a Terra.

(Poema de Maiakovski, traduzido por Ney Costa Santos.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário