João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Ratos e Homens



O filme Ratos e Homens (Of Mice and Men, no original) é uma adaptação para a tela grande do livro escrito por John Steinbeck, publicado originalmente em 1937, que conta a história trágica de George e Lennie, dois trabalhadores rurais na Califórnia durante a Grande Depressão (1929-1939). A história se passa em um rancho a algumas milhas de Soledad no Salinas Valley.

Fábula sobre a amizade -
Adaptado para o cinema e também para o teatro a história é uma fábula sobre a amizade e o sonho americano. No filme, os dois personagens principais vivem de trabalhos episódicos nas fazendas da Califórnia e sonham em comprar uma área de terras onde possam ter uma vida mais tranquila.
George (Gary Sinise) e Lennie (John Malkovich) formam uma dupla estranha. George é um homem pequeno e inteligente que lidera a dupla, toma as decisões e protege Lennie, embora também dependa da amizade e da força do amigo. Lennie é um gigante simpático, dotado de força física excepcional e desenvolvimento mental de uma criança.

Os coelhos do futuro -
Eles tem muita dificuldade de permanecerem nos empregos porque a deficiência mental de Lennie acaba colocando-o em confusões. Na fazenda de onde fogem, no início do filme, Lennie que precisava tocar com as mãos tudo que achava bonito e agradável não resistira a beleza de um vestido vermelho usado por uma das mulheres da fazenda. Mesmo sem ferir a mulher ela obviamente se assusta com a investida daquele gigante e eles tem de fugir rapidamente. Depois de algum tempo escondidos eles rumam para outra fazenda onde tinham promessa de emprego. No caminho para o novo emprego George fala dos seus planos para o futuro: comprar um acre de terra, construir sua própria fazenda, e nela criar galinhas, porcos, e o que Lennie mais queria, coelhinhos. Eles conversam também da importância da amizade e da companhia que um faz ao outro.

Entre amigos e problemas -
Chegando à fazenda, encontram pessoas agradáveis, com exceção de Curley, o filho do dono da fazenda e sua esposa. O sonho de George e Lennie começa a se realizar quando um dos empregados mais velhos da fazenda Candy (Ray Walston) oferece suas economias para ajudar na comprar das terras, e seguir junto com os dois amigos para a nova fazenda. Tudo que precisava ser feito era juntar mais algum dinheiro, que conseguiriam trabalhando. Infelizmente, o sonho se transforma em pesadelo quando Lennie mata acidentalmente a mulher de Curley.

Amigos na vida, amigos na morte -
Na cena final do filme George encontra Lennie que, cassado por Curley e pelos empregados da fazenda, escondera-se na mata. George acalma Lennie, falando da fazenda que irão comprar, dos animais que criarão na fazenda principalmente dos coelhos. George pede a Lennie que imagine como será a fazenda e enquanto Lennie fala dos coelhos, George, as suas costas, dispara um único tiro em sua cabeça.
Para evitar que ele preso e assassinado George decide matá-lo sem sofrimento. Sem a proteção que a mentira e a dissimulação proporciona ao longo da vida as pessoas normais Lennie encontrava-se desprotegido. Coube a George que sempre protegeu-o na vida, protege-lo também na hora da morte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário