João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

sábado, 10 de fevereiro de 2018

34. Meu amigo Doratioto (II)

Durante minha graduação em História, na Universidade Feevale, busquei contatar - pelas redes sociais - o professor Francisco Doratioto ainda sob o impacto da leitura de seu livro Maldita Guerra. Para minha satisfação e surpresa Doratioto retornou e durante tres ou quatro anos, a partir de fevereiro de 2007, mantivemos correspondência por e-mail. A conclusão do curso e a agenda atribulada do professor  interromperam 'nossa prosa'... mas ela não se encerrou. Apenas começou e uma hora dessas vamos prosseguir. 


"Caro Francisco Doratioto
Estou debruçado sobre o 'Maldita Guerra' que ganhei nas festas de fim de ano. Também tive acesso a tua entrevista publicada pelo Correio Braziliense. 
Embora poucos anos de idade nos separem (eu sou de 1962) tenho um longo percurso a fazer no encalço do teu exemplo. Entrei para a (Universidade) Feevale de Novo Hamburgo - RS, em 2005 buscando a concretização do sonho de cursar história. Havia concluído o antigo 2º grau em 1981 e voltei, 24 anos depois...
... Estou namorando teu livro. Já li umas 200 páginas mas ainda não enfrentei-o pra valer. Já li a introdução, as conclusões, as notas, a cronologia, os acervos consultados...já admirei as fotos e ilustrações. Mas vou pegar ' o touro pelas aspas' nas próximas semanas.  Tenho observado e participado de algumas discussões no site de relacionamentos Orkut na comunidade "Guerra do Paraguai" onde tua obra é presença constante e teu nome muito citado. Tenho a impressão que outra 'lenda' vem sendo alimentada em relação a Grande Guerra. Trata-se da discussão sobre os arquivos secretos que o Brasil possuiria. Pergunto e sentiria-me muito honrado com tua resposta:
- Existem realmente arquivos no Brasil, sem acesso público, em relação a Guerra?
- O que falta ser divulgado e,  ainda hoje necessitaria de sigilio oficial, nos ditos arquivos secretos do Brasil? 
- Caso haja, ainda, documentação histórica em arquivos militares por que nao iniciamos um movimento pela sua liberação imediata e disponibilização em um local apropriado para pesquisas e exibição?
Bem, chega. Já tomei muito do teu tempo. Espero que, nos próximos meses, possas autografar 'o meu ... nosso' livro. Até lá ,estará lido, várias vezes.
Um grande abraço.

Gilnei Andrade"
11/02/2007




"Caro Gilnei,

Fico contente em saber de que está lendo Maldita Guerra e está gostando. Não sabia que havia uma comunidade Guerra do Paraguai no Orkut. Não pretendo, porém, frequentá-la pois me ocuparia tempo que não tenho, sob pena de deixar outras atividades. Não há problema de você divulgar na comunidade as informações que dou neste e-mail. 


Essa questão dos supostos arquivos secretos não terá fim. Conheço diferentes diplomatas, que ocuparam altos postos no Itamaraty e que, creio, seriam sinceros comigo que me disseram não existir um tal arquivo. Em síntese creio que:  1) Não existe um arquivo, organizado e mantido intencionalmente secreto, sobre a Guerra do Paraguai no Itamaraty. Ademais, pesquisei bastante no Itamaraty e, por mais secreto que seja um arquivo, ele deixa traços de sua existência na documentação aberta à pesquisa e nunca os encontrei. Seria uma enorme surpresa para mim se ele, de fato, existisse. 


2) Contudo, o arquivo histórico do Exército não está organizado; há milhares de documentos nunca classificados e, como resultado, nunca lidos; entre eles pode ser - veja é uma hipótese, não é que haja - que haja documentos sobre a guerra ainda não conhecidos.  Esse é o típico caso da impossibilidade científica de se dar uma prova negativa. Por exemplo, prove que eu não estive esta noite, às 3 horas da madrugada, em Marte! Parece evidente que não estive, pois não há tecnologia para tanto mas... que prova pode ser dada se não o raciocíno lógico? É o caso de se dizer que há documentos secretos sobre qualquer coisa. Se são secretos, não há como provar que eles não existem, pois não se pode abrir fisicamente todas as salas de um arquivo, em busca de algo que não existe, para provar que....não existe! O problema de todos os arquivos no Brasil é falta de recursos, humanos e financeiros. Isso é o que falta para organizá-los. Falo, evidentemente, sobre documentos do século XIX ou anteriores e não os referentes ao período pós 1964, sobre os quais há celeuma e não é minha especialidade e, por desconhecimento, não posso dizer nada. 


3) A origem dessa celeuma é uma afirmação infeliz do ex-secretário de Direitos Humanos Nilmário Miranda. Suspeito que ele, pressionado pelos jornalistas a fazer alguma declaração sobre a abertura ou não de arquivos da época do regime militar, recorreu ao argumento sobre o suposto arquivo secreto Guerra do Paraguai. Por quê? Como muita gente (inclusive eu, antes de me dedicar a pesquisar o assunto) ele deve ter lido a interpretação de ter sido a guerra causada pela Inglaterra, etc. etc... e que haveria documentos secretos... Assim, vendeu como comprou uma interpretação que não tem base documental ou lógica histórica. 
 Abraço, 
Doratioto"   14.02.2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário