João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

Marechal Deodoro - Alagoas







Marechal Deodoro é um município brasileiro do estado de Alagoas. Sua população estimada em 2016 era de 51.715  habitantes de acordo com o IBGE. O município faz parte da Região Metropolitana de Maceió. 




Essa histórica cidade, localizada às margens da Lagoa Manguaba, foi a primeira capital de Alagoas. Foi fundada em 05 de agosto de 1591 com a denominação de Sesmaria de Santa Madalena do Sumaúma, foi doado a Diogo de Melo Castro com os seguintes limites: Cinco léguas do litoral da Pajuçara ao porto do Francês; Sete léguas de frente a fundos para o sertão e mais quatro léguas da boca do rio Paraíba. 


Alguns autores indicam a fundação desse povoado no ano de 1611, pelo donatário da Capitania de Pernambuco Duarte de Albuquerque Coelho. Em 1633, o povoado foi atacado e incendiado pelos holandeses, a Igreja Matriz foi destruída. Em 1635, a vila serviu de refúgio para muitos portugueses vindos de Pernambuco, por ordem do general Mathias de Albuquerque. Nessa época, o custódio Frei Cosme de São Damião fundou um hospício e um oratório franciscano na Alagoa do Sul. Muitos dos refugiados foram transferidos depois para a Bahia.


Em 12 de abril de 1636 passou a ser denominada de Vila Santa Madalena da Alagoa do Sul.  O mapa da obra de Caspar Barlaeus, publicado em 1647, registra no local, próximo ao rio Pau Brasil, uma localidade ou capela dedicada a Nossa Senhora da Conceição. A Vila foi escolhida como sede da Comarca de Alagoas, criada em 1711, subordinada à Capitania de Pernambuco. Na segunda metade do século XVIII a Igreja Matriz era dedicada à N.S. do Rosário. Existia o Hospício dos RR. PP. do Carmo Observante, a capela de N.S. do Ó e o Convento de São Francisco.




Em 1817, a Vila de Alagoas tornou-se a capital da recém criada Capitania de Alagoas. Em oito de março de 1823, a Vila foi elevada à condição de Cidade de Alagoas, que se tornou capital da Província de Alagoas. Em 5 de agosto de 1827, nasceu nessa Cidade de Alagoas, Manuel  Deodoro da Fonseca, que veio a se tornar o primeiro presidente da República. 


Em 1939, a capital foi transferida para Maceió. O município foi criado em 09 de novembro de 1939, com a denominação de Marechal Deodoro, em homenagem ao Marechal Deodoro da Fonseca, alagoano que foi o primeiro presidente da república do Brasil. 


Em 16 de setembro de 2006, foi considerada pelo Ministério da Cultura como Patrimônio Histórico Nacional, em virtude do seu passado e de ter sido berço do Marechal Deodoro da Fonseca, proclamador da República Brasileira.

Praia do Francês -
É uma das mais conhecidas e badaladas praias do Município de Marechal Deodoro. Na enseada é possível mergulhar, passear de barco, banana-boat e até ultra-leve. 


Existem diversas palhoças com petiscos e frutos do mar. Na faixa de praia aberta quebram boas ondas para o surf, e e possível ir caminhando até a Barra de São Miguel.


Poucos relatos históricos existem sobre a Praia do Francês. Região habitada por índios Caetés na época da colonização, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras. Pela sua estratégica enseada natural, a Praia serviu de porto para navios piratas, inicialmente franceses, que faziam exploração do Pau-Brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial. 


Daí a origem do nome, inicialmente chamada de Porto dos Franceses, derivou para Praia dos Franceses até o atual Praia do Francês.

Centro Histórico - 
Marechal Deodoro é uma cidade que preserva muita história e cultura. 


Quem visita o seu Centro Histórico, a 30 quilômetros de Maceió, se depara com um verdadeiro museu a céu aberto, onde é possível se sentir no passado ao andar pelas ruelas repletas de detalhes peculiares e arquitetura colonial. 


O comércio ainda conserva o ar saudosista da época e as casas criam um colorido especial às ruas, abrigando restaurantes, bares e lojas. 


O visitante pode conhecer a antiga Cadeia Pública e a Casa da Câmara, construções que datam da época de 1850, além do Palácio Provincial, que chegou a abrigar a família imperial e todo o grupo que formava a antiga comitiva real. 


As belezas do Convento São Francisco e das igrejas se destacam entre as construções em estilo barroco e colonial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário