João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

segunda-feira, 16 de junho de 2008

PDT apoia o PT à prefeitura de Novo Hamburgo






A definição saiu durante convenção do partido realizada no sábado, dia 14, onde foi escolhido o nome da vereadora Maria Lorena Mayer para compor a chapa majoritária
O Partido Democrático Trabalhista – PDT definiu em convenção realizada no sábado à tarde, no diretório dos trabalhistas, por 39, dos 45 votos, foi definido que a vereadora e enfermeira, Maria Lorena Mayer será a vice do partido na chapa majoritária do Partido dos Trabalhadores – PT, a qual tem como pré-candidato a encabeçar o pleito, o deputado federal Tarcísio João Zimmermann. A contagem dos votos foi acompanhada pelo parlamentar que comemorou muito e de mãos dadas com a vereadora e os demais correligionários que estavam na convenção.
A vereadora Lorena Mayer relatava durante o encontro que a decisão pessoal dela é recente e que só havia sido tomada no início deste mês depois que ela obteve o apoio familiar para esta decisão de ser vice na chapa de Tarcísio. Para ela a disputa será difícil mas que a partir do momento que o PT decidiu abrir o leque e colocou ainda na base partidos como o PR, PRB, PCdoB e PP demonstrou que está acompanhando a nova realidade do país, onde é cada vez mais necessário a união de forças para que objetivos comuns sejam alcançados.
Tarcísio Zimmermann ainda trabalha para buscar o apoio do PTB a chapa que disputará o pleito em outubro próximo. O que esta sendo divulgado até o momento pelo PTB é que o seu presidente o advogado Ruy Noronha é o candidato natural a encabeçar uma chapa a prefeitura da cidade. Hoje a noite, a partir das 19h30, na Câmara de Vereadores, os integrantes do PTB se reunirão e prometem discutir a composição da vice-presidência.

16/06/2008 às 13:13

sábado, 14 de junho de 2008

A deputada federal Yeda Crusius e a tese do impeachment





"A crise é política e moral. É muito profunda. Em todos os lugares por onde andamos e ainda através do e-mail ou do telefone, as perguntas que ouvimos são sempre as mesmas: "que crise é esta? Qual é o seu tamanho? Como enfrentá-la?". Quando falamos com gente de todo tipo, gente simples, iletrada e letrada, a pergunta é: não é caso de impeachment?”.“Nós, com nossa ação política, dizemos: se todos - poder legislativo, imprensa, Governo, Ministério Público - respondermos dizendo sim, com seriedade e responsabilidade, às investigações; se todos pudermos juntos, acima dos partidos, enfrentar o que precisa ser mudado para consertar o estrago, pode-se sim chegar à conclusão de ser caso de impeachment. O voto levou S.Exa. para a Chefia do Executivo. Se tudo que se comprovou até agora se confirmar, o voto o tirará daí."


Trecho do discurso da deputada federal Yeda Crusius, no dia 14 de julho de 2005, no plenário da Câmara Federal. Como diz o ditado popular " o peixe morre pela boca o homem (nesse caso a mulher) morre pela palavra.


Artigo de Eugenio Neves postado por Marco Aurélio Weissheimer no blog http://rsurgente.wordpress.com/

segunda-feira, 9 de junho de 2008

Observatório NH (IV)



Do Jornal O Popular 

Coluna 04

Quem tem coragem deixa saudade

* Do blog do jornalista Jeison Rodrigues (http://www.jeisonrodrigues.com/) trascrevo uma postagem, datada de 2007, que fala do PSDB local:

* “...Se o partido diz ter bons candidatos, qual o motivo de não ter um próprio em 2008? A ousadia morreu junto com Redecker? O PSDB só era o que era por causa dele? Sem ele, volta ser partido de segunda linha? Há uma boa lista de tucanos descontentes com a gestão peemedebista. Acham o governo fraco. Redecker se foi. Não estará em cena para atrair apoios, sejam políticos ou financeiros. Mas a ousadia dele pode permanecer viva. Ou vai faltar coragem no próximo ano? ”

Afinal que show é este?

* Não pode ser apenas atrapalhação, deve ser uma competição;
* Estão fazendo um verdadeiro show prá ver quem arma a maior lambança;
* Vamos lembrar alguns dos concorrentes porque, em 2008, eles estão dando um show:
* 01. A comemoração do Dia das Mães dos comerciantes locais com presentes’ made in Ibitinga’;
* 02. O gambazinho que passeou nos corredores e quartos do Hospital Municipal ‘urinando e andando’ com a saúde pública municipal;
* 03. O naufrágio do barquinho da Defesa Civil demonstrando nosso ‘preparo’ contra qualquer intempérie;

Um show de descaso e trapalhadas

* Para reverter essa situação negativa e difundir uma imagem forte e positiva a Administração Municipal armou seu palanque e organizou vários shows nos bairros da cidade;
* Os shows começaram nos palcos, foram barrados na Justiça e vão terminar na Delegacia de Polícia;
* Além de campanha descarada do prefeito e do desperdício de recursos públicos os animadores dos shows, entre eles um servidor público, promoviam um festival de baixarias e ofensas contra as mulheres, justificavam a violência doméstica e ridicularizavam a Lei Maria da Penha, criada para proteger as mulheres;

Chamem o Chapolin Colorado!!!!!!!!!!!

* Emergência do hospital lotada, filas madrugadas afora nos postos de saúde com temperaturas abaixo de zero, o já famoso ‘gambazinho’ e as famílias recebendo aviso da data do exame para seus familiares que faleceram esperando. MAS NA PROPAGANDA, A SAÚDE VAI BEM. Como diria Chapolin Colorado: Quem poderá nos defender?Quem?

sábado, 7 de junho de 2008

Feijó grava Busatto e acirra crise

Reportagem Especial




A divulgação pelo vice-governador Paulo Feijó de um diálogo de 22 minutos e 10 segundos com o chefe da Casa Civil, Cézar Busatto, criou um abismo ainda maior entre a governadora Yeda Crusius e seu substituto e aprofundou a crise política do Estado. Na conversa, Busatto diz a Feijó que o Detran e o Daer foram "fontes de financiamento" para todos os governadores.
- Hoje é o Detran, no passado foi o Daer - afirmou Busatto na gravação, citando em seguida o Banrisul.
O comentário do chefe da Casa Civil foi feito em resposta a críticas do vice à forma como o governo do Estado tratou a corrupção no Detran. Feijó entregou a gravação à CPI do Detran, que a divulgou na tarde de ontem.
O efeito nos poderes do Estado foi arrasador. Com um texto manuscrito na mão, o chefe da Casa Civil, Cézar Busatto (PPS), partiu para o ataque ao tentar explicar a conversa gravada com o vice. Na primeira manifestação pública após a divulgação do áudio, ele acusou Feijó de mau cárater, safado e baixo.
- Por que ele quer o meu mal? Porque ele é um golpista que quer dar um golpe para ser governador a qualquer custo, fazendo tocaia e jogo sujo - afirmou o secretário.Apesar da repercussão do fato, Busatto não entregou o cargo e disse que pensará sobre o assunto no final de semana. A governadora se manifestará até domingo.Após consultar um advogado e a família, Busatto deu sua versão à imprensa por volta das 18h30min. Depois de confirmar o conteúdo do diálogo, reclamou da interpretação sobre o episódio:
- A gravação não tem nada que possa me desonrar.
Sob gritos de estudantes que cercaram o palácio, o secretário falou por 20 minutos com jornalistas e teve a entrevista interrompida por um chamado da governadora. Antes de responder a perguntas, Busatto fez um relato sobre o motivo do encontro com o vice e demonstrou indignação.
- Fui em missão de paz para evitar uma CPI do Banrisul. Me sinto vítima de uma armadilha safada e de uma atitude baixa. Ele não é um homem honrado e não está à altura da política gaúcha - disse o secretário.
Indagado sobre a suspeita de que o Banrisul financiaria as campanhas eleitorais do PMDB e o Detran as do PP, como dão a entender suas declarações gravadas, o chefe da Casa Civil respondeu:
- Eu dei o exemplo de como a partilha política é feita e como um governador tem de fazer para poder viabilizar a sua maioria. Ou seja, ele tem de lotear a máquina pública.Busatto complementou:
- Cada cargo em comissão (CC) tem de pagar até 30% do que ganha para sustentar os grandes partidos. Eu abomino isso. Tenho de trabalhar dentro das regras do jogo.
Por volta das 20h, o porta-voz do governo, Paulo Fona, disse que Feijó deve ficar cada vez mais isolado.
- Não há como trabalhar e confiar num vice-governador que chama um subordinado dele, como o chefe da Casa Civil, e grava a conversa - relatou Fona.Na noite de ontem, o porta-voz afirmou que a governadora deve se manifestar até domingo sobre mudanças no primeiro escalão.



Disponível no site da internet do jornal Zero Hora
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora

sexta-feira, 6 de junho de 2008

14. Trinta anos numa noite

  Cabe toda existência numa vida
assim como cabem trinta anos numa noite

pois mesmo fechada a ferida

não se apaga a memória da dor do açoite.


Que nos proteja e nos guarde 
nosso anjo destinado

aquele que nunca nos abandona
 nem aqui , nem além.


Que seja para sempre 
lembrado e venerado

o nome daqueles que,
 desde o início 
dos tempos, promovem o bem.


Que nos momentos 
de dor e sofrimento

abra-se o véu da nossa 
memória do universo

e por apenas um momento
possamos chamá-lo pelo nome 
que ele apresentou-se a nós
em nosso primeiro encontro, 
tanto tempo atrás.


Santo Anjo do Senhor

meu zeloso guardador,

permanece caminhando a meu lado

renova a cada dia 
no meu corpo físico a energia vital.

Porque aquilo que não posso lembrar 
eu consigoo sentir
                                                           e a sensação de tua presença                                                     me faz feliz, determinado e disposto
 a descobrir o caminho que leva a realização
 da missão de minha vida.


O universo é energia viva que pulsa

em cada um de nós,

somos todos seres cósmicos

parte de um mesmo todo ...


Gilnei Andrade

TRE mantém liminar que impede shows em Novo Hamburgo

                                   O PT alega que os shows seriam uma forma de propaganda em ano eleitoral.





Novo Hamburgo - O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TER) manteve a decisão de conceder liminar contra a realização de shows pela Prefeitura de Novo Hamburgo em bairros do Município, movida pelo PT contra o prefeito Jair Foscarini (PMDB).

O PT alega que os shows seriam uma forma de propaganda em ano eleitoral. Em Novo Hamburgo o pedido de liminar havia sido negado, mas o TRE o concedeu. A decisão de ontem do pleno do TRE foi unânime e agora o processo volta para Novo Hamburgo.

Segundo o advogado e presidente do PMDB, Hélio Feltes, mesmo alegando que atividades como essas são comuns no Município nesse período, em decorrência do aniversário da Cidade em abril, o TRE manteve a decisão. ‘‘É uma decisão judicial e nós temos que acatar. Até agora só teve decisão sobre a liminar, o Jair ainda não teve oportunidade de contestar o mérito’’, alega Feltes. A partir do momento que a Justiça hamburguense convocar o prefeito para apresentar sua defesa, será possível contestar o mérito, mas pode ser tarde. ‘‘Vamos contestar quando tivermos oportunidade, mas pode não ter mais objeto. O último desses eventos deveria ocorrer no dia 22 deste mês’’.

A volta para o Município do processo é esperada para o início da próxima semana.




6/6/2008 - 08:04



Site do jornal NH http://www.jornalnh.com.br/


quarta-feira, 4 de junho de 2008



Segura essa bomba, prefeito!








Novo Hamburgo virou sinônimo de deboche.
É o trem que não vem, é o empresário que queima a mulher viva, foge da cadeia e fica livre, é o guri que aos 16 anos já carrega nas costas o peso de 12 mortes, são os motoristas barbeiros que quebram recordes de velocidade onde não é permitido correr…
E é somente desta forma que Novo Hamburgo vira notícia.
Enquanto isto, a elite da cidade, com seus projetos de embelezamento das praças e das entradas, pórticos, plumas e paetês, se preocupa com a aparência de Novo Hamburgo. Isto desvia o olhar da periferia, daquela zona pobre, mas recheada de eleitores. É lá que o prefeito e seus asseclas completam o quadro da vergonha.
Saiu na Carta Maior, para todo o Brasil ver: Novo Hamburgo trata a violência contra a mulher como uma piada.
O motivo? A prefeitura promoveu um teatro que tem no roteiro gracejos relacionados à agressão contra as mulheres. É algo lamentável, nojento, do tipo “mulher de gaúcho se acostumou a apanhar”.
A mulher do prefeito nunca se acostumaria a apanhar. Ela faz um trabalho brilhante em Novo Hamburgo de prevenção à violência doméstica. Aposto que é quem mais sente vergonha do tal teatro bizarro. Espetáculo este comandado pelo coordenador municipal de Defesa Civil, que também é ator, comediante e aspirante a autoridade policial.
Em ano eleitoral, isto é mais do que pisar na bola. É ser mais baixo culturalmente do que o ex-prefeito que esqueceu o Papai Noel no armário e trouxe o Mixaria para celebrar o Natal. E mais do que isso: é brincar com um problema sério que a primeira-dama, a delegada e tantas outras mulheres batalham incansavelmente para acabar.
Em tempo: “A Carta Maior deve ter forjado a notícia”, deve ser a aposta de alguns. Afinal, isto não deu no “jornal da cidade”, aquele mesmo que é visto como lei por aqui e que nunca destina linha alguma para questionar as ações da Prefeitura. Deve ser por que não sobra espaço, já que a própria Prefeitura paga - e paga bem - para encartar neste jornal suas propaladas realizações - as mesmas que aparecem em out-doors ou no horário nobre da Globo.

Coluna do Rafael Geyger no site http://www.novohamburgo.org/
03/06/2008 às 18:47

Na internet a Prefeitura é contra a violência


Encontro da Rede Pró-Mulher debate danos da violência

em crianças e adolescentes




Iris Foscarini, 1ª dama de Novo Hamburgo



Publicado em 27/05/2008 às 06:53
no site oficial da prefeitura:


Os danos psicológicos causados pela violência a adolescentes e crianças foi o tema debatido na terceira reunião do curso de capacitação da Rede de Atendimento e Apoio à Mulher (Pró-Mulher). O encontro, que aconteceu nesta tarde no Auditório do Centro Administrativo Leopoldo Petry, reuniu 60 pessoas. Foi palestrante a psicóloga e coordenadora do Núcleo Integrado de Estudos Psicanalíticos de Novo Hamburgo (NIEP-NH), Eneida Suarez. Iris Foscarini, primeira-dama e titular da Coordenadoria Municipal da Mulher (CMM), salientou aos participantes que toda informação adquirida durante o curso deve ser levada adiante. “Nós precisamos multiplicar esse conhecimento nas escolas, no ambiente de trabalho, no grupo da igreja, em todos os lugares. A indignação precisa fazer parte da nossa ação”, ressalta.

Eneida dividiu a palestra em dois momentos. No primeiro falou sobre os danos da violência de maneira geral, enquanto no segundo, explicou os males que ações agressivas provocam especificamente em crianças e adolescentes. “Se temos um adulto violento é porque viveu isso quando criança. A violência se dá na forma física, psicológica, sexual e através da negligência”, comenta. Conforme a psicóloga, os agentes comunitários têm o dever de denunciar, cuidar, acreditar na existência de maus tratos sofridos e mostrar que algo pode ser feito, rompendo o círculo de agressão.

A agente comunitária do bairro Rondônia, Elisandra Rosa Lourenço, 34 anos, aprovou o assunto debatido no encontro desta segunda-feira. “Eu conheço casos de mães que são agredidas e submetem seus filhos a esse ambiente. O tema deveria ser estendido às escolas”, conta. Já a professora Cláudia Sträher, 30, está multiplicando o aprendizado na escola que dá aula. “Como educadora você percebe atitudes e comportamentos dos alunos que podem ser reflexo de violência doméstica. No curso nós aprendemos a identificar esses sintomas”, diz. Entre eles, estão o baixo rendimento escolar, ansiedade, depressão, conduta agressiva e até o isolamento.
(...)
A Coordenadoria Municipal da Mulher foi criada pela atual administração com o intuito de minimizar os traumas que as agressões domésticas podem causar em crianças, adolescentes e mulheres. São integrantes do conselho cidadãos que trabalham nas áreas de saúde, psicologia, segurança, assistência social, habitação e educação, além de conselhos, ONGs, associações comunitárias, abrigos, núcleos e hospitais.

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Observatório NH (III)

Do Jornal O Popular

Edição 03


As armas da oposição

*Superado o episódio Airton,confirma-se a aliança PT/PDT;
*O PDT deverá indicar, nos próximos dias, o candidato à vice-prefeito de Tarcísio Zimmermann;
*Estão bem cotados os trabalhistas Maneco Johann, Laci Brenner e a vereadora Lorena Mayer. Apesar da expectativa na cidade, quem vai decidir é o PDT;
*Prosseguem, com boa desenvoltura, as conversas do PT com o PTB e o PP;
*Outro nome que transita muito bem, inclusive entre os filiados do PT, é o advogado Ruy Noronha. Acrescenta a sua exitosa trajetória profissional, como advogado, também a competência política;

Situação “bate cabeça”


* Com o veranico de maio baixou a neblina no Palácio Municipal e a turma, que já era atrapalhada, passou a se bater nos corredores e gabinetes;
* Alguns acontecimentos, se não fossem tragicamente verdadeiros, renderiam boas piadas:
* O primeiro: o barquinho da Defesa Civil, lançado tardiamente às águas para o auxílio aos flagelados afundou. Alguém esqueceu de fechar o tampão e o barquinho também precisou de socorro...
* No meio da enchente, o decreto de calamidade em Novo Hamburgo falava da “falta de chuvas e da abertura de poços”...Só se for para alguém se esconder dentro...

Cartão vermelho

* Uma figura forte e muito contestada da política local vai pro chuveiro mais cedo. A cassação de Ito Luciano encerra um ciclo na política local.
* Será grande a choradeira por tratar-se do vereador com o maior número de apoiadores encaixados na Administração Municipal. Mas, nos corredores do nono andar do Palácio Municipal algumas pessoas tentam disfarçar um sorrisinho no canto da boca;

Do Ibama e de Ibitinga

* Não é conversa da oposição: o mais conhecido colunista, do maior jornal da cidade relatou, dias atrás, o passeio de um gambazinho nos quartos e corredores do Hospital Municipal. Talvez fosse o caso de fazer um convênio com o Ibama ou nomear um veterinário para a chefia do Hospital;



* Só mais uma: no fim de semana do Dia das Mães a Administração Municipal autorizou a realização, na Fenac, da Feira de Ibitinga. Os lojistas e os comerciantes locais organizaram um protesto, na abertura da feira e garantiram o apoio a Foscarini ...prá ser Prefeito de Ibitinga...

domingo, 1 de junho de 2008

O curioso conceito de cultura popular da prefeitura de Novo Hamburgo


A prefeitura de Novo Hamburgo vem promovendo shows em bairros populares da cidade, com a apresentação de bandas e distribuição de brindes. Nestes shows, são promovidas obras da prefeitura e o prefeito Jair Foscarini (foto), do PMDB, é apresentado como atração especial.




A Justiça Eleitoral já determinou a suspensão dos shows em virtude da óbvia exploração eleitoral dos mesmos. Mas o caso não pára aí. No show realizado no dia 18 de maio, no bairro Santo Afonso, os animadores do evento divertiram-se contando uma piada, cujo tema era a violência contra a mulher e a lei Maria da Penha. A transcrição da narração dos animadores mostra o altíssimo nível do evento cultural promovido pela prefeitura para a população de Novo Hamburgo:


Rogério Forcolen – A prefeitura fez um evento pra trazer pro bairro, pro povo, poder curtir a sua festa, porque todo bairro de Novo Hamburgo merece ser valorizado com os artistas.

Jaime Oliveira: Ô Nerci....

Rogério Forcolen: Fala meu galo

Jaime Oliveira: O cara vai lá, surra a muié, deixa com o olho, com um bandeide gigante, uma atadura por baixo. Tu tem uma história sobre isso né? Sobre esse assunto.

Rogério Forcolen: A mulher carioca, uma mulher paulista e uma gaúcha se reuniram para falar sobre a sua vida conjugal. Aí a carioca disse: Lá em casa eu me rebelei, não faço mais nada que aquele sem vergonha quer, eu não lavo mais a roupa dele, não lavo mais a louça, não faço mais nada. Ah é?? O que aconteceu???Ah, no primeiro dia não vi nada, eu mandei ele levar a louça e não vi nada, no segundo dia também não vi nada, mas no terceiro dia ele já começou a lavar tudo. Aí a paulista falou: É eu também me rebelei lá em casa, também não esfrego mais o chão, não lavo mais nada, eu disse pra ele, se ele quiser lavar as janelas, se ele quiser lavar as janelas que lave. Aí elas perguntaram. Aí o que aconteceu??? Primeiro dia não vi nada , no segundo não vi nada, mas no terceiro ele começou a lavar tudo. Aí a gaúcha falou: É eu também me rebelei lá em casa, disse que não lavava mais nada pra ele, não fazia o churrasco, não fazia mais nada. E elas. E aí????No primeiro dia não vi nada, no segundo dia não vi nada, no terceiro também não vi nada, no quarto não vi nada, lá pelo quinto quando começou a desinchar os óio, eu comecei a enxergar de novo.

Jaime Oliveira: Tomo-lhe umas bem forte....

Rogério Forcolen: E a Maria da Penha pegando... e a Maria da Penha pegando....



Postado por Marco Aurélio Weissheimer

no Blog RS URGENTE

Política, Economia, Cultura & Outras Amenidades