João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

quinta-feira, 29 de março de 2007

03. 'Um governo maneado com as rodilhas do próprio laço'


Antes de inaugurar a exposição comemorativa dos 27 anos do PT, o companheiro Olivio Dutra visitou a direção do Grupo Editorial Sinos, cumprimentando a empresa que comemora os 47 anos do jornal NH. A edição do jornal desta quinta-feira, 29 de março, registra a visita e destaca a resposta do companheiro Olivio a indagação de como via os primeiros meses do Governo Yeda: " Não vejo bem. O governo está maneado com as rodilhas do próprio laço".


A inauguração da exposição no Sindicato dos Sapateiros reuniu dezenas de companheiros e companheiras de Novo Hamburgo e da região além de dirigentes de outros partidos que prestigiaram o evento.

quarta-feira, 21 de março de 2007

02. Exposição alusiva aos 27 anos do PT


                            Exposição comemorativa
dos 27 anos do PT

Salão de festas do Sindicato dos Sapateiros
Novo Hamburgo - Rua Joaquim Nabuco,177
(perto do Shopping e da Rodoviária Rio Branco) - De 26 a 30 de março de 2007
Horário da visitação a partir das 16 horas com funcionamento do bar temático e cultural MUNDO PARALELO.

Atividades paralelas e integradas a exposição:
Dia 27 - terça - 
Inauguração da exposição com coquetel e show
Presença de autoridades estaduais e regionais
- 19 horas - no Sindicato;


Dia 28 - quarta -
Happy-hour organizado pelas mulheres petistas
18 horas no sindicato;


Dia 29 - quinta - 
Atividade preparatória ao 3º Congresso do PT
Discussão sobre o Socialismo Petista com RaulPont e Júlio Quadros - 19 horas no Plenárioda Câmara Municipal NH;


Dia 30 - Sexta -
Atividade de Encerramento da Exposição comDebate sobre o Rio do Sinos e o Meio-Ambiente. 
Debatedor:Engº Darci Zanini Secretário de Meio-Ambiente da Prefeitura de São Leopoldo - 19 horas no sindicato;



PARTICIPEM!!!

quarta-feira, 14 de março de 2007

Correio do Povo, Rádio e TV Guaíba são vendidos


Terça-feira, 13 de Março de 2007 14:24
Venda do Correio do Povo repercute na imprensa nacional




A inclusão do Correio do Povo no pacote vendido pela Empresa Jornalística Caldas Júnior à Igreja Universal do Reino de Deus, anunciada oficialmente ontem, repercutiu na imprensa nacional. Em fevereiro, o mercado foi tomado de surpresa pela compra das rádios e TV Guaíba pelos proprietários da Rede Record, mas, na época, a informação oficial era de que o jornal de 111 anos – um dos mais antigos em circulação no país – não integrava o negócio. Ontem à tarde, os profissionais do Correio do Povo foram informados de que o veículo, o edifício Hudson – prédio histórico que abriga as redações do jornal e da rádio Guaíba – e o parque gráfico, que inclui rotativas em Carazinho e São Sepé, além de Porto Alegre, também passam a pertencer ao grupo paulista. Os jornalistas também foram orientados a seguir seu trabalho normalmente e ignorar o assunto na edição de hoje da publicação, que não faz qualquer menção ao acordo.
Na imprensa local, o fato foi destaque não apenas nos veículos especializados. Zero Hora deu uma página inteira à venda do Correio do Povo, com direito a foto do tradicional prédio da empresa. Embora o diretor da Caldas Júnior, Carlos Ribeiro, tenha dito ontem a Coletiva.net que ainda não há data para a Record assumir o jornal, ZH afirma que isso acontece no próximo dia 20, quando já foi anunciado que a rede tomará o controle das emissoras. Porém, a programação da emissora paulista só deverá ser retransmitida pelo canal 2 a partir de junho, quando passa a valer a quebra do contrato com a Rede Pampa. Zero Hora também aborda o “império de comunicações” formado pela Igreja Universal.
O Jornal do Comércio citou o fato na coluna de Fernando Albrecht, sob o título ‘A ofensiva da Record’. A nota aborda as vendas da emissora e do jornal aos paulistas, o fim do acordo com a Pampa, que já resultou em demissões, e uma curiosidade: “Um contêiner com novos equipamentos para a TV Guaíba foi parar na rua Orfanatrófio, onde fica a Pampa. Engano de morro...”. Já O Sul, de propriedade da Pampa, deu uma nota curta e burocrática na página 4: ‘Correio do Povo com novos proprietários’. O site da revista Press Advertising anunciou a venda e pediu paciência aos leitores que aguardam pela edição 109 do veículo: “Teremos que refazer algumas páginas”.
O jornal nacional de economia Gazeta Mercantil repercutiu a transação no seu primeiro caderno, em matéria de seu correspondente em Porto Alegre. Assim como Zero Hora, a publicação especulou sobre o valor do pacote com as emissoras Guaíba e o Correio do Povo: ambas estimam o negócio em R$ 100 milhões. O Estado de S. Paulo contextualizou o assunto aos seus leitores e também informa que não há data para a Record assumir o jornal.

COMUNICAÇÃO Terça-feira, 13 de Março de 2007 17:00
Record tentou comprar O Sul


Antes de efetuar a compra das emissoras de rádio e televisão Guaíba, a Igreja Universal tentou adquirir a TV Pampa e, na última quinta-feira, o jornal O Sul. O presidente da Rede Pampa de Comunicação, Otávio Gadret, disse aos executivos paulistas que não se interessava nem por ouvir o valor da oferta: a publicação não está à venda. Foi a partir daí que a Rede Record optou por fechar negócio com a Empresa Jornalística Caldas Júnior, incluindo o Correio do Povo no pacote.
A revelação da tentativa de adquirir a TV Pampa e O Sul foi feita pelo vice-presidente da empresa, Paulo Sérgio Pinto. Ele também informou que a Pampa já iniciou negociações com outras redes de televisão, cujos nomes não serão revelados, pois as conversas estão sendo conduzidas com absoluto sigilo. O fato é que a emissora está como uma noiva no mercado, recebendo assédio de diferentes redes, que gostariam de contar com a estrutura da Pampa no Estado, como TV JB, Rede TV! e a própria Rede Mulher, pertencente à Universal.
Paulo Sérgio também fez questão de tranqüilizar seus colaboradores. Ontem, todo o setor de Esportes da Rede Pampa de rádio e TV foi dispensado. Segundo o vice-presidente, foram exatamente 20 profissionais, e não haverá mais demissões na casa. No lugar das atrações esportivas, a grade traz agora programação musical.


FONTE –
Site da internet http://www.coletiva.net/

segunda-feira, 12 de março de 2007

01. Um brinde para um Andrade

 



Hoje voltei a rascunhar idéias e pensamentos como fazia lá pelos treze ou quatorze anos. Naquela época tratava-se de um diário escrito num caderno velho e muito bem escondido. Achava que era preciso protegê-lo porque muita gente interessava-se pelo seu conteúdo.

Hoje ao teclar direto na tela do computador, sinto que passou o tempo e mudou a tecnologia, só não mudou essa minha fixação de que alguém queira ler essa 'bela porcaria'...

Optei por transformar o blog pessoal num blog de História, de um acadêmico de história tão entusiasmado, quanto temporão. Mas não história geral, um blog de história voltado e focado para o Rio Grande e o Sul da América Latina. Um blog que fala desse chão e de sua ocupação, de quem veio para cá ocupá-la, de quem já estava aqui e de quem nasceu e morreu aqui...um blog sobre a história da História...

O blog foi evoluindo e mudando. Mas acho, sinceramente, que ele vem vem melhorando a cada mudança. Tal qual o vinho vai se aprimorando à medida que o tempo passa e - se não virar vinagre - vai transformar-se em algo muito bonito.

Pois então ... Está relançado, levantem as taças, podem brindar. Quebrem a champanhe no casco e ajudem a baixar esse navio ao mar.

Que se vá, sem naufragar, que possa navegar por muito tempo recolhendo as garrafas de mensagens que eu mesmo, ao longo desses muitos anos, fui jogando ao mar. Que se vá, que navegue calmamente. Eu fico aqui no cais com um lenço branco acenando para minhas emoções. Elas partem só, mas carregadas de felicidade, porque tinha alguém acenando.

Novo Hamburgo aos doze de março de 2007

Doze anos e meio depois e o blog segue com mais de 92 mil visualizações. Com a conclusão do curso de História em 2015 e a aposentadoria do blogueiro em 2016 sigo ainda próximo dos temas de história e da conjuntura do Brasil. Mas o blogueiro depois de quatro décadas não é mais TÃO militante assim. Então passam a surgir poemas e textos autorais. Tal qual o autor o blog está amadurecido. O que não significa que tenha melhorado.

Novo Hamburgo, agosto de 2019

Gilnei Andrade