João Jorge e Jacobina Maurer

João Jorge e Jacobina Maurer

I m A g E m

I m A g E m
O Velho do Espelho

"Por acaso, surpreendo-me no espelho:
quem é esse que me olha e é
tão mais velho do que eu?
Porém, seu rosto...é cada vez menos estranho...
Meu Deus,Meu Deus...Parece meu velho pai -
que já morreu"! (Mario Quintana)

P E S Q U I S A

domingo, 18 de fevereiro de 2018

35. Meu amigo Doratioto (III)

Durante minha graduação em História, na Universidade Feevale, busquei contatar - pelas redes sociais - o professor Francisco Doratioto ainda sob o impacto da leitura de seu livro Maldita Guerra. Para minha satisfação e surpresa Doratioto retornou e durante tres ou quatro anos, a partir de fevereiro de 2007, mantivemos correspondência por e-mail. A conclusão do curso e a agenda atribulada do professor  interromperam 'nossa prosa'... mas ela não se encerrou. Apenas começou e uma hora dessas vamos prosseguir.

"Caro Francisco Doratioto
 Fiquei honrado com tua resposta a minha mensagem. Te informo que o anexo não veio, mas tenho grande interesse de recebe-lo. Em relação aos arquivos secretos faltou comentar sobre a 'coleção Rio Branco' que teria sido 'surrupiada' pelo Brasil. Outra questão, a título de curiosidade de estudante de história e porque tenho lido muito material sobre a formação do Rio Grande do Sul: na Feira do Livro de Porto Alegre foi lançada, em 2006, uma coleção chamada de Historia Geral do Rio Grande do Sul que contará com a participação de mais de uma centena de historiadores e estudiosos. A coleção sob a coordenação geral de Nelson Boeira - reitor da UERGS - e Tau Golin - da U.P.F - foi lançada pela Méritos Editora e do total previsto de 05 volumes, dois já foram foram lançados - "A Colonia" e " O Império" - que estão na minha fila para leitura, logo depois da tua obra. No volume O Império tua obra sobre a Grande Guerra é muito citada e varias ilustrações constante da tua obra são tambem apresentadas. (...)
           Abraços
                                                                                                       Gilnei Andrade"
14/02/2007










Caro Gilnei,
Suspeito que o curso de História vai te colocar em crise existencial/intelectual, pois vai questionar seus valores e convicções. Sempre é assim, não se faz um curso de História impunemente...(risos)...  Esqueci de comentar sobre a Coleção RIo Branco. A coleção foi devolvida ao Paraguai e encontra-se, hoje, no Archivo General, em Assunção. Lá está não só com a mesma designação, mas, inclusive, com o catálogo em português de quando a documentação estava na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Aliás, o Archivo Nacional não alterou sequer a classificação. Antes de ser devolvida, a Coleção foi microfilmada e encontra-se à disposição dos pesquisadores na Biblioteca Nacional. É difícil pesquisar em microfilmes o dia todo e, como eu vivi no Paraguai, resolvi pesquisar a documentação original. O pessoal do Archivo foi muito simpático (acho que fiquei uns dois meses indo lá diariamente) mas vários documentos da Coleção Rio Branco, que constavam no catálogo brasileiro, que pedi não foram encontrados. Foram recebidos pelo Paraguai mas, depois, desapareceram, provavelmente roubados ou extraviados. Por sorte, há a cópia microfilmada no Rio de Janeiro... 
 Grato pela informação sobre a coleção Historia Geral do Rio Grande do Sul; não a conhecia. Conhecia, sim, a série Uma História do RIo Grande do Sul, da UPF, iniciada recentemente e da qual comprei "A ocupação do território", de Mário Maestri. Bons estudos por aí.


Doratioto"

02/03/2007















"Prezado Gilnei,
Eis a informação que fiquei devendo: os 50.000 documentos da chamada coleção Rio Branco foram devolvidos ao Paraguai em 1982. Eles estão citados em vários artigos\trabalhos científicos. Caso queira conferir veja em: 
http://www.bvp.org.py/biblio_htm/telesca_jesuitas/007_rio_branco.pdfou ainda em:
http://www.dialogos.uem.br/include/getdoc.php?id=737&article=253&mode=pdf.
Aliás, a revista Diálogos, deste último link, é muito boa e está disponível on line. Vale a pena ver. 
 Abraços,
 
 Doratioto"  02/04/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário